Pensador Guerreiro

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terça-feira, 16 de agosto de 2011

15 - O trabalho na construção da dignidade humana


Tratar de direitos humanos, direito a vida, proteção ao meio ambiente são assuntos que têm preocupado a sociedade com o passar dos anos, e vêm se intensificando de acordo com a ação humana sobre o ambiente em que vive. A mídia expõe problemas, algumas escolas fazem palestras, porém, a solução pode ser mais simples e ao mesmo tempo mais complexa do que se imagina.
                Ao longo de estudos feitos através de vestígios e documentos sabe-se que em todo o contexto histórico houve as pequenas massas dominando uma grande maioria. Pode-se dizer que um pequeno grupo de pessoas abastadas dominou a população restante em várias das culturas que se formaram pelo mundo: Faraós dominaram operários; A nobreza dominou a população; fazendeiros dominaram os escravos.
                Paralelamente aos fatos supra distintos, as massas acometidas pelas elites sentiram a necessidade de libertarem-se. Foi uma corrida de 2000 anos para que a humanidade começasse a viver num mundo onde negro e branco, mesmo mestiço, ou judeu e palestino, filhos de Abraão, pudessem ter um convívio com um mínimo de serenidade. Infelizmente sangue foi derramado, pensadores e célebres faleceram antes de terem suas propostas realizadas: a dignidade humana e igualitária.
                Findassem os tempos de corrosão entre as classes, outro problema persistente fora o fato de ainda há pessoas que não se prepararam ou não aceitaram que todos são semelhantes independente de etnia, religião ou qualquer outro tipo de característica póstuma de qualquer que seja a cultura.
                Dentre propostas que se façam satisfatórias, atitudes simples, bem como a inclusão de novos costumes no ensino de jovens e principalmente de crianças, afim de estimular o pensamento juvenil a pensar e questionar o que vivemos.  Ilustres pensadores passados como Beethoven, Shakespeare, Newton Einstein, Martin Luther King e Henry Ford viveram em épocas submetidas a pouco conteúdo em relação à atualidade, e, mesmo assim incrivelmente não só entenderam como desenvolveram ideias e raciocínios que ainda são considerados anos à frente de nosso tempo, tornando-se destaques em suas atuações porque questionaram, porque foram ousados. Assim como esses destaques, jovens quando estimulados podem alcançar altos patamares com o conteúdo que se possui, podendo então entender que a dignidade humana só começa e se desenvolve quando estimulada de berço.

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